Após 15 anos de espera, Casa da Criança será reformada

Redação do Diário

Após 15 anos de espera, Casa da Criança será reformada
Foto: Marcelo Oliveira/PMSM

Há anos, professores, funcionários, alunos e pais de alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil Casa da Criança, localizada na Rua Venâncio Aires, no Bairro Noal, aguardam pela reforma do local que sofre com problemas na estrutura. Neste sábado (09), com a assinatura da ordem de serviço para início da reforma, a expectativa é que as goteiras, infiltrações, alagamentos e problemas na rede elétrica sejam solucionados.

A obra passou por licitação vencida pela Versalhes Incorporação e Construção LTDA, de São Leopoldo, e vai custar R$ 1,6 milhão de recursos próprios do município. O prazo para conclusão é de seis meses.

Na ocasião, o prefeito em exercício, Rodrigo Decimo, esteve acompanhado da secretária de Educação, Lúcia Madruga, e dos representantes da empresa para assinar o documento que dá início aos trabalhos. O prefeito Jorge Pozzobom também acompanhou o ato. Junto deles estiveram o secretário de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, José Antônio de Azevedo Gomes e a secretária adjunta Jéssica de Senne Schieffelbein, os vereadores Admar Pozzobom e Danclar Rossato, equipe da Secretaria de Educação, professores, pais e alunos da escola.

Durante o momento, Jorge Pozzobom falou sobre os esforços da gestão para dar continuidade aos projetos voltados para a educação.

– Só quero agradecer a nossa equipe e aos professores dessa escola. Nós sabemos que é muito tempo de problemas. Agora, por conta dessa equipe dedicada, estamos conseguindo vencer a burocracia e tocar projetos como esse, que vai fazer a diferença para milhares de pessoas. Estamos obstinados em melhorar Santa Maria e esse é mais um passo – disse.

A secretária Lúcia Madruga comemorou o início das obras e destacou que a meta da Secretaria de Educação é colocar em prática ações para a melhoria do ensino de Santa Maria.

– A situação da escola não está compatível com a qualidade dessa escola e com o que a comunidade escolar merece. A gente sonhava com uma solução e agora estamos iniciando a realização deste sonho. Foi um trabalho incansável para dar conta dessa demanda importante para nossas crianças, para que elas vivam em ambientes seguros e qualificados para se desenvolverem da melhor forma, construindo o futuro delas e da nossa sociedade – explicou.

Para a diretora da escola, Elisa Dias, o momento é histórico para a Casa da Criança:

– É um dia que fica marcado na nossa história. Toda a comunidade escolar sabe as dificuldades que passamos, seja com problemas de estrutura e de alagamentos. Agora vamos acompanhar a construção de um novo futuro. Agradeço a todos os pais e professores por estarem junto da gente nesses momentos.

Como será a reforma

Será reformada tanto a área onde já funciona a escola quanto a área onde anteriormente abrigava as atividades da Unidade de Saúde Centro Social Urbano. A obra constitui-se pela reforma e adequação dos sanitários, instalação de divisórias, pintura externa e interna, substituição de pisos, construção de piso inclinado para o acesso à edificação e substituição do telhado.

A reforma também prevê a demolição de paredes de alvenaria e de PVC e a construção de paredes de alvenaria e gesso para abrigar novos sanitários e salas de aula. Nos ambientes que sofrerem alterações, será feita a instalação de portas, pontos elétricos e hidráulicos e colocação de piso, conforme plantas indicativas.

A escola

Atualmente, a Casa da Criança atende 333 alunos do Berçário II ao Pré B, em 16 turmas. São 148 crianças no turno da manhã, em sete salas e 158 crianças no turno da tarde, em sete salas, e também, 43 crianças em turno integral, em duas salas. Além da equipe diretiva, a escola tem 21 professores, 5 servidores e 21 estagiários.

Com a construção de quatro novas salas na escola, previsão é que aumente o número de alunos para até 530.

Infiltrações, goteiras e salas alagadas: Casa da Criança espera por soluções na estrutura do prédio há pelo menos 15 anos

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Autoridades e organizações da região e do Estado se manifestam contra atos de vandalismo em Brasília Anterior

Autoridades e organizações da região e do Estado se manifestam contra atos de vandalismo em Brasília

Janeiro Lilás: Mês da Visibilidade Trans terá programação em Santa Maria Próximo

Janeiro Lilás: Mês da Visibilidade Trans terá programação em Santa Maria

Geral